Designer ou Design: qual a diferença?

Publicado em: 10/07/2019

Atualmente, tem sido comum as pessoas pesquisarem na internet a pergunta: o que é design? Geralmente, também confundem o termo com a atuação profissional do designer que utiliza os conhecimentos dessa área para criar trabalhos em diferentes plataformas. 

Inicialmente, podemos afirmar que o termo “designer” se refere ao profissional que atua na área, enquanto que “design” se refere à área de conhecimento e atuação. 

O produto criado e gerado por este profissional pode ser utilizado em estampa de uma camiseta, no formato do sofá, do garfo e do automóvel que nós utilizamos diariamente. 

Essa área surgiria entre os séculos XVIII e XIX com a Revolução Industrial e com a revolução trazida com o surgimento da indústria gráfica e da fotografia.  

O que é design?

O Que é Design

Como já afirmado na introdução deste artigo,  termo “design” refere-e à área de projetos visuais e ergonômicos para melhorar a vida e a percepção das pessoas. 

Está ligado com a criação de estilos visuais e funcionais do cotidiano humano. Essa área de conhecimento aplicado está presente na internet, na elaboração visual de aplicativos e programas; também está presente na moda, através de estampas e desenhos; é encontrado nos traçado de automóveis e demais tipos de máquinas, se fazendo presente como instrumento visual do desenho industrial. 

Os conhecimentos imagéticos dessa área fortalece o conceito da criação visual funcional, podendo ser aplicado na edição de fotos, revistas, jornais, livros, capas e demais materiais impressos. 

Essa área de conhecimento abrange também a edição de ilustração artística e digital. E em casos mais avançados, temos o design de produtos. 

A profissão

Para quem tem dúvida sobre a diferença entre design e designer, o profissional é chamado de “designer” pode apresentar as principais capacidades na elaboração de projetos. 

Ele pode projetar conceitos, projetos de alto envolvimento, traços, esboços e percepções visuais de produtos impressos e tridimensionais que visam criar informação, comunicação e solução para o cotidiano da sociedade e do mercado.   

Nos dias atuais, atua em diferentes plataformas na área gráfica, na moda, da produção de produtos, imagens, ilustração, vídeos, web e até na transmissão de dados e aplicativos. 

O mercado

O que é design - Mercado

Para a pessoa que ainda não sabe o que é design, o mercado de atuação é bastante amplo seja para o profissional autônomo e o contratado por uma empresa. 

Porém é um erro utilizar as duas palavras “design” e “designer” como sinônimos, uma é oriunda da outras. 

No contexto do mercado, as empresas e startups precisarão cada vez mais desse profissional e dos conceitos mercadológicos da área. Nem sempre designer é arte, por ser funcional demais para o mercado, mas se utiliza de aspectos criativos e até mesmo artísticos.  

Conclusão

Essa área de criação capacita o profissional para criar templates, layouts (projetos de imagens ou rascunhos), grades, formatações, paleta de cores, seleção e edição de imagens, construção de estampas, montagem de cores e formas. 

Também se envolve com o projeto de criação de móvel, de um veículo, de uma marca e de ferramentas do dia a dia com o objetivo de melhorar a vida das pessoas. 

Nas atividades dedicadas as áreas gráficas e midiáticas, é indicado saber usar softwares como Corel, Photoshop, Illustrator, Blender, Autocad entre outros para elaborar e finalizar seus projetos como designer.

 




COMENTÁRIOS: