Quais as Principais Diferenças entre SEM e SEO?

No marketing digital temos diferentes metodologias de abordagem e otimização de conteúdo que ajudam a empresa se posicionar no mercado digital. As diferenças entre SEM e SEO são fundamentais para compreender essa dimensão.

A aplicação dessas metodologia e técnicas ajudam que os conteúdos, sites e produtos da empresa apareçam nos primeiros resultados dos motores de busca na internet.

Quais são as diferenças entre SEM e SEO?

Para otimização de conteúdo, os profissionais de publicidade e marketólogos utilizam estratégias de SEM (Search Engine Marketing) e de SEO (Search Engine Optmization) para as ações de marketing digital.

O SEM (Search Engine Marketing) refere-se ao marketing de busca e ao conjunto de estratégias que possui o objetivo de conquistar melhores posições nas buscas do Google. Esses objetivos podem ser alcançadas através dos links patrocinados. Dessa forma o dono do site paga para o seu site ficar destacado no Google.

O SEO (Search Engine Optimization) refere-se  a um conjunto de técnicas que visa otimizar o desempenho do site alcançando melhores resultados do mesmo nas buscas do Google a partir de conteúdo orgânico, ou seja, sem a necessidade de pagar para anunciar o link do site nos resultados do Google.

Diferente do SEM, através do SEO o dono do site não precisa pagar taxas de cliques para manter o seu site em destaque.

Portanto, a estratégia do SEO visa busca garantir que um site apareça nos resultados de busca orgânica podendo economizar recursos da empresa ou auxiliar as ações de SEM.

O que fazer?

A empresa ou site pode utilizar o SEO e o SEM ao mesmo tempo. Porém, caso uma startup ou empresa de pequeno porte não tenha verbas para pagar por links, ela pode investir em SEO de forma direcionada para atrair a atenção de seu público desejado.

SEO on Page

Com o tempo, para manter o site bem posicionado, o projeto do site pode passar por ajustes para ajudar no posicionamento do mesmo. Os ajustes se referem a revisão de textos, criação de novo conteúdo relevante, adição de palavras-chaves em textos e imagens e produção de conteúdo relevante.

SEO Off Page

Seo onpage

As ações de SEO Off Page se envolvem com as atividades realizadas fora do site, em fatores que estão fora do controle interno do site. Uma delas é encontrar sites que possam recomendar o link do site de sua empresa.

A recomendação de link pode ocorrer naturalmente, quando um artigo de sua empresa é citado com a fonte em site de terceiros ou solicitado.

Outra estratégia é a de escrever conteúdo para outros sites que, no rodapé do site deles indicarão o site de sua empresa.

Conclusão

Portanto, o SEM consegue conciliar as ações pagas de links e destaques de seu site nos motores de busca com as ações orgânicas, enquanto que o SEO se concentra somente as ações de resultados orgânicos sem pagar taxas de divulgação. É importante que a empresa escolha a melhor ação e metodologia.

 

 




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